Integrantes do NUPEAR participaram do encontro ocorrido dia 12 de julho, na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, foi promovido por uma parceria entre a Embrapa, a Emater/RS, a ADAC (Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã) e a APROPAMPA (Associação dos Produtores de carne do Pampa).
O encontro teve como objetivo a projeção de estratégias para produtos do Alto Camaquã, a partir do uso da Marca Coletiva ou da Indicação Geográfica. O pesquisador do INTA Marcelo Champredonde, tendo como referência a experiência argentina na constituição da IG “Chivitto Criollo del Norte Neuquino”, palestrou ao grupo sobre as relações entre as indicações geográficas e o desenvolvimento territorial. Este exercício permitiu o apontamento de potencialidades e sustentará as discussões nas associações de produtores, para posterior definição do produto que “lançará” a Marca Alto Camaquã.
Um segundo encontro está previsto para ocorrer em agosto e poderá contar com a presença de um representante do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário