quinta-feira, 14 de julho de 2011

I Encontro da Rede de Produtores do Alto Camaquã


Integrantes do NUPEAR participaram do encontro ocorrido dia 12 de julho, na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, foi promovido por uma parceria entre a Embrapa, a Emater/RS, a ADAC (Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã) e a APROPAMPA (Associação dos Produtores de carne do Pampa).
O encontro teve como objetivo a projeção de estratégias para produtos do Alto Camaquã, a partir do uso da Marca Coletiva ou da Indicação Geográfica. O pesquisador do INTA Marcelo Champredonde, tendo como referência a experiência argentina na constituição da IG “Chivitto Criollo del Norte Neuquino”, palestrou ao grupo sobre as relações entre as indicações geográficas e o desenvolvimento territorial. Este exercício permitiu o apontamento de potencialidades e sustentará as discussões nas associações de produtores, para posterior definição do produto que “lançará” a Marca Alto Camaquã.
Um segundo encontro está previsto para ocorrer em agosto e poderá contar com a presença de um representante do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário